Santa Maria ibn Harun - o blog da Cidade de Faro

quarta-feira, outubro 27, 2004

Faro - Cidade Viva Cidade Activa

Desporto - A capital do Algarve deve ser, das cidades algarvias, a mais deficitária em termos de instalações desportivas. Os jovens que gostam de dar uns toques na bola, têm duas opções, ou jogam na rua (se é que a rua em questão permite a prática de "jogar à bola"), ou vão para a escola (como nós fazíamos no nosso tempo, quando os campos não estavam ocupados) e arriscam-se a ser apanhados pela polícia e ir parar à esquadra por invasão de propriedade(!). Pergunto-me, as escolas não são públicas? Não terão os jovens direito a praticar desporto?
Onde estão os campos de futebol, basquetebol e ténis desta cidade com 60 mil habitantes?
Os que havia, ou estão ao abandono e completamente degradados, ou foram demolidos para daí criarem parques de estacionamento...

Há 10 anos havia em Faro os campos de futebol das escolas primárias e secundárias (agora interditos), o da Praia (demolido), o d'Os 11 Esperanças (privado), o do Bom João (abandonado), o da Alameda (interdito), entre outros que agora não me lembro.
Campos de ténis também os havia, na penha junto ao campo de futebol (demolido), na Alameda (abandonado), junto à cadeia (abandonado), na Praia (demolido), no Bom João (abandonado).
É caso para perguntar "onde posso jogar à bola"? Onde posso "bater umas bolas"?

O contribuinte que não faz mais do que pagar impostos para tudo e mais alguma coisa também tem que pagar, se quiser usufruir de uma das poucas instalações privadas existentes, porque as públicas, não há!

Depois as pessoas queixam-se que os miúdos de hoje em dia não sabem brincar, e só pensam em computadores e consolas. Pudera! Ou é isso ou começam desde cedo a andar em grupo e como não têm nada para fazer, divertem-se a fazer merda, pois então...