Santa Maria ibn Harun - o blog da Cidade de Faro

sábado, julho 07, 2007

As Sete Maravilhas de Faro

Hoje dia 07/07/07 vai ser divulgado no Estádio da Luz, em Lisboa, o resultado da votação que irá eleger as Novas 7 Maravilhas do Mundo e também as 7 Maravilhas de Portugal. E nesta data tão especial, nós aqui no Santa Maria Ibn Harun-o blog da Cidade de Faro, também decidimos eleger as 7 Maravilhas da nossa Cidade e do nosso Concelho. Já sabem que aqui no nosso blog a vossa opinião conta, por isso vejam e comentem, se tiverem uma opinião contrária digam qual a Maravilha farense que deve figurar na lista. As sete mais referidas podem alterar a lista aqui apresentada no nosso blog.

1ª Maravilha


Igreja Matriz de Santa Maria

Mais conhecida por Sé de Faro. É um dos indiscutíveis ex-libris da cidade de Faro, e que fez da nossa cidade a Capital do Algarve, quando, em 1577 D. Sebastião pede a transferência do Bispo e do Cabido de Silves para Faro. Está associada à mítica Catedral de Ossónoba, construção do período visigótico. Para além da beleza ímpar da própria catedral, também se pode visitar a sua Capela dos Ossos, e o fantástico miradouro da Torre, que tem uma magnífica vista sobre a Ria Formosa.





2ª Maravilha:

Arco da Vila

Uma das imagens de marca da Cidade. É a porta de entrada para a Vila Adentro, transmitindo a sensação a todos os que por cá passam de ser uma espécie de um túnel do tempo, onde de um lado está o presente e no outro o passado. No seu interior encontra-se a Porta Árabe, um arco em ferradura que era a antiga entrada da cidade para quem vinha por mar. Este local está ligado a uma lenda que figura nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso x, o Sábio, em que um grupo de pescadores árabes deitou ao mar uma imagem da Virgem que ali se encontrava. Desde então o mar não mais deu peixe, e a terra não mais deu frutos, e os pescadores, aflitos, voltaram a colocar a imagem da Virgem no seu lugar, e a partir daí tudo voltou ao normal.

Foto: Câmara Municipal de Faro



3ª Maravilha:



Palácio Belmarço

Mandado construir pelo abastado comerciante Manuel de Jesus Belmarço para sua habitação. Foi desenhado pelo arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior, em Lisboa em 1912, e é considerado uma importante manifestação da aquitectura Revivalista. O edificio tem dois pisos, excepto no torreão onde apresenta três.
Foram feitas obras de restauro no monumento afim de acolher o Tribunal da Relação, facto que não chegou a acontecer, tendo o edifício sido negligenciado durante algum tempo. Actualmente funciona aqui o Tribunal do Trabalho de Faro.

Fonte e foto: Câmara Municipal de Faro




4ª Maravilha:



Palácio de Estói

Pastiche rococó único na região, o Palácio de Estói é sem dúvida, um dos orgulhos do nosso Concelho. Os seus exuberantes jardins e as suas enigmáticas estátuas transportam os seus visitantes a um mundo à parte. É o símbolo do Romantismo algarvio. Parte do Palácio irá funcionar como Pousada em 2008.


Foto: Algarve Portal


5ª Maravilha:




Teatro Lethes

Anteriormente um Colégio de Jesuítas, o edifício só foi inaugurado como teatro no dia 4 de Abril de 1845, no âmbito das comemorações do aniversário da Rainha D. Maria II. Inspirado no Scala de Milão, o Teatro Lethes granjeou importante fama não só no Algarve como em todo o País. A frase que se encontra na fachada principal "Monet Oblectando", significa "Instrui, distraíndo".






Foto: Algarve Raisen


6ª Maravilha:


Ruínas de Milreu
Situadas a 9 kms a Norte de Faro, as ruínas de Milreu são dos mais importantes marcos da presença romana no Algarve e no nosso país existentes actualmente. As ruínas apresentam a descoberto um complexo edificado do séc. III, constituído por uma casa senhorial de grandes dimensões, as instalações agrícolas, um balneário e um templo. Os peixes representados nos mosaicos da banheira do pequeno frigidarium nas termas do lado poente, são exageradamente gordos. Esta particularidade tem um propósito, pois vistos através da água, os peixes aparentavam mover-se e o seu tamanho ficava reduzido à normalidade.

Fonte: IPPAR/ Foto: Portugal Montranet


7ª Maravilha:


Igreja do Carmo

Foi fundada 1713 pelo Bispo D. António Pereira da Silva, dando o seu nome ao Largo do Carmo, cujos terrenos até então pertenciam à Horta de S. Pedro. O arquitecto carmelita, Padre Frei Manuel da Conceição, de Lisboa, foi o responsável pelo risco da Igreja. A talha dourada é a manifestação artística mais utilizada nesta igreja tendo trabalhado nela os melhores escultores da região, com destaque para oficina de Manuel Martins. Merecem também destaque a ornamentação da sacristia, o acervo de imaginária da Procissão do Triunfo e a Capela dos Ossos.


Fonte e foto: Câmara Municipal de Faro

Esta foi a nossa escolha. Deixem a vossa opinião.

1 Comments:

  • Já que as ruinas de Milréu e o Palácio de Estói (maravilhas por certo!) não se situam no interior da cidade de Faro, ouso sugerir que se inclua, por exemplo, nesta contagem, o Jardim da Alameda, como maravilha potencial ou potenciável da nossa capital algarvia. Ou ainda o Convento (olvidou-se-me o nome agora), junto ao jardim Manuel Bívar, o Paço episcopal junto à Sé ou o edifício do Museu Municipal e Arqueológico (na praça Afonso III).
    Todo a cidade velha (intra-muros) merecia por si só ser considerada uma maravilha à parte inteira. São apenas sugestões.

    Estas contagens, apesar de nunca virem a figurar em qualquer "listing", servem, pelo menos, para que os farenses tenham consciência dos tesouros que a sua cidade encerra, para que sejam valorizadas e preservadas, já que tantos as cruzam todos os dias sem lhes darem o devido valor.

    Viva Faro!

    Por Blogger Alexandre Gaspar Weytjens a.k.a. José Lus Correia, às 9:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home